Como o Funil de Vendas Funciona no Marketing Digital?

Funil de vendas no Marketing Digital

Todos os empreendedores, sem exceção possuem o grande sonho de “ter uma grande quantidade de clientes comprando seus produtos e serviços”. Afinal de contas são eles que trazem rentabilidade ao negócio para que possamos desenvolver a empresa de maneira sustentável.

Antes de tudo, antes de ser possível aumentar as vendas e o número de clientes é preciso entender como funciona cada etapa da venda.

É rarissimo um cliente comprar um produto ou serviço sem antes te conhecer e existem grandes chances dele produrar informações pelo produto, ouvir opniões ou até mesmo entrar em contato com a própria empresa para tirar dúvidas antes de comprar.

Pense por exemplo que você vende um pneu ecológico. Imagine agora a quantidade de questionamentos que ele tem sobre o seu produto?

Aqui entra o funil de vendas para que os gestores possam acompanhar cada etapa da venda que a empresa possui com seus clientes.

Quer saber mais um pouco como ele funciona? Então continue a leitura que vem mais informação aí!

Funil de vendas, o que é isso?

De forma bem simples, o funil de vendas, se trata do processo de monitoramento e gerenciamento de todas etapas de compra de um lead, ou um potêncial cliente interessado em seus produtos ou serviços. Ele tem a finalidade de criar e desenvolver estratégias diferentes para cada etapa da venda, ou seja, é a implementação de ações tomadas desde que o lead teve seu primeiro contato com a empresa, até o momento de realizar uma compra e se tornar um consumidor.

Diversas vezes o funil de vendas também é utilizado após o cliente fechar a compra com a empresa. O objetivo aqui é impulsionar uma recompra e transformá-lo em um consumidor fidelizado e que recomende sua empresa para outras pessoas gerando novos leads e novas vendas.

Se você tem uma empresa que fornece qualquer tipo de produto ou serviço, é importante ter muito bem definido quem é seu persona (público alvo), qual seu comportamento para comprar seu produto antes de aplicar qualquer estratégia de funil de vendas.

Como implementar o funil de vendas no seu negócio?

Para aplicar as estratégias do funil de vendas no seu negócio, é fundamental que a empresa faça a separação de cada etapa.

Normalmente a divisão consiste em 3 etapas, veja:

Topo do Funil

Aqui o lead acabou de conhecer sua empresa, por tanto ainda não possui conhecimento de todos os seus produtos e serviços e possívelmente está mais curioso do que interessado.

Meio do Funil

Aqui o lead começou a se interesar, pois percebeu que sua empresa pode atender suas necessidades. ou seja, o lead reconheceu um problema e considera sua empresa como solução.

Fundo do Funil

Aqui o lead é conhecido como lead quente porquê já decidiu comprar a solução dos seus problemas (seu produto ou serviço) e a única questão é “qual empresa ele escolherá!”.

Nesta etapa que a empresa deve elaborar campanhas mais estratégicas e mostrar quais os benefícios o lead pode ter se realizar a compra com sua empresa.

Essas são as etapas essenciais em qualque segmento, seja industria, prestador de serviços e até mesmo agência de publicidade.

O que irá diferenciar sua empresa das demais, serão as estratégias aplicadas em cada etapa.

Tenha uma boa comunicação e invista em Marketing Digital para alcançar mais clientes e obter sucesso em sua jornada de venda.

Agora que você já sabe o que é e como implementa-lo em seu negócio, o que acha de ver a sessão Presença Digital e conferir como podemos ajuda-los?